20 jun Dicas de liderança e alta performance para aprender com o filme Invictus

 

Essa semana já começou a Copa do mundo, mas o primeiro jogo do Brasil vai acontecer só no domingo. É claro que você já separou este dia inteiro para se preparar para assistir ao jogo, e fazer todo aquele ritual entre os amigos.

 

Mas você pode aproveitar o sábado para assistir um bom filme em família, e ainda aprender bons conselhos de liderança e alta performance com o filme “Invictus”, que conta a história do Mandela.

 

A trama mostra a conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela Seleção Sul-Africana, organizada no País após o apartheid, que causou muita divisão. Mas o esporte serve só como plano de fundo para estratégia de Mandela em reconstruir a paz de sua nação.

 

E é nessa estratégia que você descobre o motivo que o fez um líder tão admirado e aclamado até hoje. Para te convencer ainda mais a ver o filme, confira alguns aprendizados sobre estratégia, liderança e como construir um time de alta performance:

 

União
Como líder, Mandela viu seu país dividido sócio e economicamente devido à divergência racial. Sendo assim, ele usou uma paixão nacional para unir seu povo: o esporte. Sua atitude foi totalmente estratégica, e deu certo! Uma boa liderança é aquela que consegue manter sua equipe unida por um mesmo propósito.

 

Proximidade
Outra característica impressionante do líder, é que ele se mantém próximo das pessoas que compõe suas equipes, se fazendo presente, sendo cuidadoso, perguntando sobre suas dificuldades e desafios. Manter essa proximidade ajuda muito a motivar seu time, e Mandela soube fazer isso como ninguém.

 

Individualidade
Um trabalho em equipe é sempre melhor executado do que um feito por uma pessoa só. Mas um bom líder é aquele que respeita a individualidade de cada um dentro da sua equipe, deixando claro que cada pessoa ali é parte importante de um todo, para obter sucesso no resultado final. Essa característica fica bem clara em vários momentos do filme.

 

Gestão de pessoas
Mandela tinha uma capacidade fantástica em transformar quem o rodeava em pessoas melhores. E essa é um aprendizado de ouro para construir um time de alta performance. Uma liderança de sucesso é aquela em que o líder consegue tirar o melhor de seus colaboradores. Antes de ser um gestor de resultados, ele é um construtor de pessoas.

 

 

O filme é inspirador por muitos outros motivos, mas só esses quatro já dão uma bela prova dos aprendizados que você pode encontrar nele.